Salesópolis – Pedra da Represa

Falésia em Salesópolis – Pedra da Represa – Salesópolis – SP

Descrição

A Pedra da Represa em Salesópolis é uma ótima opção de escalada. Apresenta um belíssimo visual, com aproximadamente 60 metros de altura e suas vias variam do 3° ao 6° graus, e em sua grande maioria em duas cordadas. Todas as vias foram conquistadas em cliff´s de baixo para cima, sendo bem protegidas. As paradas são compostas de chapeletas com malhas rápidas e grampos “P”, não sendo necessário o abandono de material. Desfrute o belo visual oferecido pela pedra, onde após a primeira cordada, pode-se avistar até a usina com sua queda d’água.

Graduação

Esta é a graduação das vias da Pedra da Represa.

– Teleférico – 2° – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon).
– Polenta Frita – 5° (V sup) – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon).
– Santa Ignorância – 3° (IV) – (Marcelo Vazzoler, Diego Werneck, Tiago Bordignon).
– Coça as costas do duende – 3° (IV) – ( Tierry, Adrien).
– 120 graus – 4° (IV sup) – (Tierry,Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon).
– Invasores 4° (IV sup) – (Marcelo Vazzoler).
– Nephila – 5° (V) – (Diego Werneck, Tiago Bordignon).
– Impossíveis (variante) – 5° (V) – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon).
– Dona Xepa – 5° (VI) – (Maurício Gomes, Carlos Azevedo).
– Biscatona – 4° (V) – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon).
– Irmanos – 5° (V) – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon).

Comentários

Desde a primeira conquista em 1994, por Marcelo Vazzoler, sempre houve uma convivência muito boa com os proprietários do terreno. Mas há algum tempo algumas pessoas (que se dizem escaladores), muito mal educados, e sem a menor compostura, incomodaram os proprietários com muito barulho e atos impróprios. Depois deste incidente, os proprietários decidiram bloquear o acesso e cobrar R$5,00, com muita conversa conseguimos convencer o dono a cobrar R$3,00 e, com o apoio da Secretaria de Esportes Municipal, disponibilizamos o croqui na entrada da propriedade.

Como Chegar

Para chegar a Pedra da Represa, dirija-se pela Rodovia Carvalho Pinto ou por Mogi das Cruzes, indo por Biritiba Mirim.
A distância aproximada é de 150km de São Paulo. Chegando no centro de Salesópolis, informe-se sobre como chegar ao aterrado. Quando chegar lá, basta olhar a sua esquerda e poderá avistar a pedra. Há épocas em que o aterrado fica coberto pelas águas da represa. Então na subestação de energia, em vez de subir pela direita, continue pela esquerda.

Outras informações

Dica Extra: Um problema da Pedra da Represa na época de inverno, é que há carrapatos na trilha para a pedra, para evitar tal problema basta verificar na ida e na volta podendo assim evitar as picadas.

Antes de chegar na casa da Dona Maria analise bem o tempo, pois a descida após o aterrado e a subida da casa da Dona Maria quando chove vira um tobogã de lama, e para voltar após a chuva se torna uma tarefa digna de pilotos de raid, por isso na eminência de chuva, deixe o carro no calipeiro e siga a pé .

Comentarios fechados