TREKKING

Trekking como atividade desportiva, é uma caminhada técnica de regularidade disputado em equipes de até 5 pessoas que devem percorrer uma trilha desconhecida conforme o planejamento ( tempo, distância, velocidade média e atividades ) apresentado minutos antes da largada. O objetivo é manter a velocidade estipulada nos trechos para atingir o tempo ideal.

Mas não adianta correr, pois um segundo adiantado perde-se ponto; e um segundo atrasado também. Na prática do trekking, os participantes são conscientizados que devem preservar a natureza pois além de ser a primeira cláusula do regulamento do esporte, é também nela que o trekking é desenvolvido.

A palavra trekking incorporou-se no vocabulário inglês apenas no século passado. Vem de “Great Trek”  (grande marcha), nome que se deu ao êxodo dos colonos bôeres (holandeses, franceses e alemães) depois de perder uma guerra contra os invasores ingleses, em 1806, na África do Sul.

Hoje o trekking é esporte nacional no país de Nelson Mandela, que só na região da Cidade do Cabo conta com cerca de mil trilhas sinalizadas – em braile inclusive.

A palavra Trekking (ou caminhada) acabou por batizar todas as caminhadas empreendidas por trilhas (selvagens ou não) e geralmente é subdividida em níveis: fácil, médio e difícil. Esta classificação se tornou útil para que os “trekkers” (ou caminhantes) possam saber qual o nível de dificuldade envolvida e quais os preparativos para cada trilha.

O nível fácil é indicação para caminhadas de curta duração, sem muitos desníveis e por trilhas bem marcadas e de fácil acesso, não sendo necessário possuir uma compleição física boa e podendo ser praticada por pessoas de diferentes idades.

No nível médio, o percurso já é mais extenso, possuindo desníveis mais acentuados, exigindo assim, um certo preparo físico por parte do praticante, bem como noções de primeiros socorros e sobrevivência.

nível difícil já é indicado somente para “trekkers” mais experientes, pois além dos pré-requisitos anteriores, o praticante necessita de um bom preparo físico e fácil adaptação ao meio.

Seja em qualquer nível, o interessante é praticar o esporte, conhecer novos lugares (onde por vezes não se pode contar com outro meio de locomoção para serem apreciados), e expandir seus limites, sempre em total harmonia com a Natureza e seus domínios.

Tags:

Comentarios fechados